quarta-feira, setembro 19, 2018

Review: "O Paciente"


"O Paciente" propõe uma reconstituição dos acontecimentos envolvendo a agonia de Tancredo Neves, o primeiro civil a ser eleito Presidente da República, após mais de 20 anos de ditadura militar. O roteiro foi baseado no livro homônimo do médico e historiador Luís Mir.

Chegaram a falar em atentado, em tiros, em conspiração. No filme dirigido por Sérgio Rezende, o que vemos é uma desastrosa série de erros médicos e uma espécie de histeria coletiva. O ano era 1985, não havia Twitter, Insta, celular com câmera, mídia "ninja": a confusão estabelecida pela falta de informação da imprensa e declarações desalinhadas da equipe médica gerou um clima ainda maior de apreensão e incerteza na população. 

Na véspera de sua posse, Tancredo teve um súbito mal-estar abdominal. Inicialmente diagnosticado como apendicite, o quadro misterioso e nefasto evoluiu até a sua morte, em 21 de Abril, após sete cirurgias. Considerando que Tancredo nasceu em São João Del-Rei em Minas Gerais, torna-se ainda mais simbólico o fato de ter falecido no dia de Tiradentes.

Naquele momento, Tancredo Neves não era apenas um homem: era o Presidente da República e a própria Democracia. No filme, os médicos entenderam bem a responsabilidade e o prestígio que isso significava, mas esqueceram do mais importante: o paciente. Segundo os biógrafos, as últimas palavras de Tancredo antes da derradeira sedação foram "Eu não merecia isso".

Então, que esse emocionante filme, pleno de atuações impecáveis, sequências delicadas e diálogos marcantes faça ao menos um pouquinho de justiça histórica.

#EuGostei



Nenhum comentário: