quinta-feira, setembro 03, 2009

Figuras: "Dona Façanha"

Estou inaugurando uma nova "seção"nesse blog: a megaclichêzamente nomeada FIGURAS , onde dedicarei algumas parcas linhas para falar a respeito de pessoas er..."únicas", de certa forma. ( e "esquisitas" de qualquer jeito!).

Começo falando da dona da bodega aqui perto do meu trabalho. É uma tiazona descabelada, baixinha, nem gorda nem magra, tipo uma mistura de D. Florinda com Cascatinha. Se eu passo na bodega ás seis da manhã, ela está lá, debruçada no balcão, lendo jornal. Se eu passo ás oito, ela está lá, debruçada no balcão, lendo jornal. Se eu passo às três da tarde...adivinha só?

Pois é. Juro que eu já pensei que fosse um daqueles bustos de madeira decorativos. Só que a véia tá mais pra espanhtalho...

Mas o legal da D. Façanha é justamente a capacidade que lhe rendeu o apelido. Porque ela é tão simpática e bem-humorada que ela é capaz de realizar a façanha de atender os clientes sem olhar na cara deles. Mas isso é até uma boa coisa, porque olhar na cara dela significa levar uma encarada silenciosa que diz: "Você interrompeu meu jornal!"

Ontem, meu marido, como sempre, veio me buscar e parou na bodega da "Dona Façanha" pra comprar alguma coisa pra beber. E ali estavam reunidos alguns taxistas (não sei por quê, vive cheio de taxista ali, mas não tem nenhum ponto por perto). Eles estavam elogiando efusivamente as coxinhas da D. Façanha ( o salgadinho, bem dito! ), e os risólis, etc...E a Dona Façanha lá, nem te ligo, olhando um ponto no horizonte com cara de fita Teflon. Acho que se os tios estivessem falando que a comida dela era uma merda, ela ia estar com a mesma expressão sorumbática de frigideira fria depois que acaba a omelete.

Dona Façanha é a Miss Simpatia da região Norte. Dona Façanha é um ícone do atendimento manauara.Dona Façanha é uma figura!

Nenhum comentário: