quarta-feira, março 30, 2011

A Arte de Bem-Atender

Não há empresa, marca ou promoção que sobreviva a um péssimo atendimento. Mesmo a franquia mais bem-conceituada do mundo. Pode ser o produto ou serviço mais badalado do momento: basta um atendente mau-humorado para espantar a freguesia - e com ela, os lucros.

Quando uma pessoa entra em contato com uma empresa - seja adentrando um estabelecimento, enviando um e-mail ou fazendo um telefonema - ela já passa a ser um cliente mesmo antes de consumir qualquer produto ou serviço. Na verdade não são poucos os clientes que irredutivelmente condicionam o consumo ao bom atendimento preliminar.

A cordialidade e disposição do atendente, recepcionista ou vendedor será o primeiro contato pessoal do cliente com o estabelecimento e portanto, fator decisivo para uma primeira impressão.

A seguir, listamos os maiores inimigos do bom atendimento:

1.Desinteresse: O atendente não cumprimenta- ou o faz mecanicamente, quase sem contato visual - não endireita a postura nem deixa de fazer o que está fazendo (se for um bate-papo com um colega, então é erro gravíssimo!), para se colocar à disposição. Não há desculpa para um garçom, vendedor ou recepcionista não estar atento à mínima requisição do cliente - Não há coisa mais desagradável para ele do que ter de ficar "caçando" um funcionário para ser atendido.

2.Falta de Postura: É outra expressão do desinteresse. Ficar encostado no balcão, mascando chiclete, falando ao celular, sentado, "arrumando" alguma coisa...Vendo Tv, então nem pensar! E o pior é que pessoalmente, já vi atendentes que estavam fazendo tudo isso ao mesmo tempo, sem nem reparar se havia ou não clientes no estabelecimento.

3.Intimidade: Cordialidade e simpatia, na medida certa. Sorrir não é fazer cara de bobo, e ser atencioso não é forçar intimidade. O brasileiro é um povo naturalmente amigável e mais expansivo, mas convenhamos:é muito esquisito ser chamado de "amada" pela mulher do telemarketing...

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