sexta-feira, abril 01, 2011

TV TODO MUNDO

Vivemos em um tempo onde a tecnologia está mais acessível que nunca. Existem modelos básicos de celulares que possuem gravadores e câmeras. Programas como o Windows Movie Maker permitem que qualquer pessoa possa dar o mínimo de edição a um vídeo, por mais caseiro que seja. E ferramentas como o YouTube reúmem grandes e pequenos produtores, vloggers, curiosos e engraçadinhos de todo tipo, lançando-os a chance de verem e serem vistos pelo mundo.

Vemos toda sorte de vídeos que se consagram ali: erros de gravação, flagras cotidianos, bons artistas que se revelam, péssimos artistas que se revelam ótimos humoristas, gente de todas as castas e classes fazendo bonito e pagando mico. É a verdadeira TV TODO MUNDO. E o mais legal é a absoluta liberdade da programação.

Para compartilhar momentos, lançar um "viral", ou pelo menos garantir que aquela linda videohomenagem que você fez á sua sogra não terminará virando hit em programa de humor porém, publicar um vídeo na Internet exige alguma perícia.

1. Criatividade: A mesma acessibilidade que permite o nascimento de uma nova idéia também permite que ela se perca em meio ao lugar comum. Se a intenção do vídeo é o destaque, certifique-se que o conteúdo tenha um diferencial. Examine duas questões principais: "Se este vídeo não fosse meu, eu o compartilharia com outras pessoas?" e "Já existe algum vídeo parecido com este por aí?"

2. Divulgação: Compartilhe o link de seu vídeo em suas redes sociais, sua lista de contatos, e-mail e em comunidades virtuais com temas que tenham a ver com o conteúdo do vídeo. Outra boa dica é comentar vídeos que possam ser relacionados com o seu - mas não deixe simplesmente o link ali, escreva algo que faça as pessoas entenderem que se gostaram do que acabaram de ver, poderão gostar também do seu. Isso é falar diretamente com seu público-alvo.

3. Discrição: Ás vezes a intenção não é tornar o vídeo uma estrela, apenas compartilhá-lo e mantê-lo acessível a algumas pessoas. Nesse caso, além de evitar publicar o link em locais acessíveis, evite longas e específicas descrições, que podem vincular seu vídeo a buscas por algum dos termos utilizados - muitas vezes de forma equivocada.

4. Direitos Autorais: Evite utilizar material de terceiros como cenas de filmes, fotos e trilhas sonoras. Isso pode acarretar na suspensão de seu vídeo. Também evite publicar imagens de pessoas e estabelecimentos sem autorização- isso pode gerar inclusive processos judiciais.


Preparados? Então, luzes, câmera...e clique!

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