terça-feira, abril 11, 2006

Anti-Doriana

...e lá vai ela de novo!Suzane Louise Von Richthofen teve prisão preventiva decretada ontem, depois de passar quase um ano aguardando em liberdade o julgamento pela morte de seus pais Manfred e Marísia, ocorrido no Halloween de 2002 (pra quem não se lembra da história).

Todos os dias, a caminho da faculdade, passo em frente à mansão onde tudo aconteceu. É uma linda casa, a pouco mais de três quadras da minha, só que na parte mais "Bervely Hills" da vizinhança. Todos os dias olho para aquela fachada bonita, mesmo vandalizada, imaginando que ela ainda poderia estar limpa, e talvez eventualmente eu passasse por lá a tempo de ver a garota loura saindo ou chegando com seu VW Gol. Ou talvez os pais. Talvez eu já até tenha visto, sem nunca ter reparado. Será que eu teria o mesmo impulso irresistível de encarar o casarão todas as vezes, se não soubesse do que aconteceu lá dentro? Será que eu saberia reconhecer uma assassina se a visse assim, por um instante?

Duvido.Assim como também duvido que qualquer outra pessoa além dela saiba - a essa altura do campeonato- o que realmente acontecia por detrás do paredão de tijolinhos à vista. Não estou defendendo nem acusando ninguém. Apenas que a maioria de nós (e entre esta maioria me incluo) não pode ver mais do que eu vejo : os raios de sol brilhando num pedaço de palmeira: a única coisa captável do lado de dentro da mansão, para quem vê de fora.

O caso é que têm-se feito sensacionalismo demais em torno do caso. Crimes em família acontecem o tempo todo, pelos motivos mais óbvios possíveis. Talvez o grande frisson aqui não seja a riqueza ou a beleza de Suzane, ou o caso de amor proibido, e nem sequer todas as outras justificativas que a mídia tenta enfiar na cabeça do povo. Talvez a grande questão seja exatamente POR QUÊ Suzane fez o que fez. Você pode até ser como eu e achar que nada justifica uma atitude dessas, mas...o caso aqui não somos nós, é ELA. Por quê nunca paramos para pensar o que justificaria, para ela?

Dizer que Suzane é uma garota mimada, fria e desequilibrada é muito fácil. Difícil é aceitar a possibilidade delaser uma garota em perfeita sanidade mental, que tomou uma medida extrema perfeitamente cabível dentro de seus próprios valores. VOCÊ me diz que jamais mataria seus pais. EU digo que jamais mataria meus pais. Mas por acaso nós sabemos o que faríamos se de fato fôssemos estupradas dentro de casa todos os dias? NÃO!

Na minha casa, por exemplo, temos uma convivência pra lá de franca. A gente polemiza, conversa, briga, mas resolve tudo ali, na base da sinceridade.Isso por si só, já pode parecer desrespeito para muita gente...Mas sei lá, acho que justamente por isso nunca pensei em tomar nenhuma atitude que os magoasse tanto, como fugir de casa, ou arrumar encrencas só para enfrentá-los...

Será que Suzane pode ter matado mesmo SÓ pelo dinheiro? Eu duvido um pouco.E, se foi o caso, não é muito estranho que uma garota premedite com tanta precisão e frieza o assassinato daqueles que a trouxeram ao mundo, SÓ por dinheiro? No mínimo, ela precisaria, senão sentir ódio, NÃO sentir NEM UM PINGO de amor e respeito pelos pais... E como uma garota que teve tudo do bom e do melhor na vida, não sentiria isso, nem um pouquinho?

Algo aconteceu. Mas o quê?

A vida em família não é sempre como um comerical de margarina.

Nenhum comentário: