terça-feira, abril 11, 2006

Quem é mais cego...A Justiça ou o POVO?

Depois de escrever esse texto sobre a Suzane, fiquei pensando se deveria realmente publicá-lo. Sei muito bem o quanto algumas coisas tão banais podem depôr contra a gente, bastando simplesmente existir alguém mal-intencionado para remexer nossas vidas. Que eu tenho má-indole, que estou defendendo uma assassina. Que devo ser alguma outra, pois também tenho problemas do tipo família (oh, quem não tem??) X relacionamento. Que sou obsessiva, que tenho algum tipo de desequilíbrio, sei lá. As pessoas têm uma tendência a sempre pensarem o pior das outras. E algumas ainda vão além: dramatizam em cima disso. É JUSTAMENTE por isso que escrevi o texto da Suzane: porque tem algumas coisas na história dela (como em muitas outras histórias na mídia, esse é só um exemplo) que me deixam profundamente irritada. è muito fácil julgar o que não se conhece, e a mídia adora manipular a cabeça das pessoas. Quando se trata de algum crime, então, pior ainda. Antes mesmo de um suspeito ser oficialmente indiciado, já foi julgado e condenado pelo povão. Tá galera, a justiça é lenta, ainda mais no Brasil, mas isso não significa que temos o direito de sair por aí caluniando ninguém!! No triste caso dos namorados assassinados no Embu, todo mundo condenou prontamente o assassino e sua corja. Merece mesmo. Mas alguém em algum momento parou pra questionar que raio de atitude é essa de dois adolescentes que resolvem fugir de casa, mentir pra família e se meter num cafundós-do-judas SOZINHOS?? Mesmo que Suzane tenha um motivo vil (o dinheiro), e que todas suas alegações não passem de mentiras deslavadas, alguém já parou pra pensar nos motivos que levaram o Daniel a fazer isso? Caramba, o que você faria se soubesse que a pessoa que você mais ama nesse mundo, está sofrendo um tipo de abuso inomeável? E o tal Jorginho Bouchabki (não, eu não esqueço!!). Só porque não confessou abertamente, alguém consegue me explicar como ele consguiu sair ileso e se tornar um profissional respeitado, da acusação de ter matado os próprios pais na véspera de Natal?? Alguém aqui duvida de que o caso tenha sido abafado por envolver uma família com uma tradição jurídica pesadíssima, propositalmente para que fosse esquecido? E do Sr. Jorge Nakatsu, o infeliz que além de chegar em casa e ver a esposa amarrada, estuprada e degolada, foi acusado de ter sido o responsável por tudo isso, foi preso, deve ter passado sabe-se lá Deus o quê na cadeia, para FINALMENTE descobrirem que ele estava sendo sincero, e que não tinha nada a ver com isso!!

Não estou eximindo ninguém de culpa. Não estou defendendo nenhum assassino. Só estou convidando vocês a refletir sobre o assunto. A Justiça pode ser lenta...Mas é por isso que devemos acreditar na "justiça instantânea" promovida a partir de nossos próprios valores pessoais, aliados à manipulação da mídia? Devemos aceitar o que nos mostram mastigado, simplesmente porque não temos como saber da verdade? Nesse caso, não seria melhor se nos abstêssemos do julgamento e deixássemos só nas mãos da justiça?

Não. O ser humano tem essa necessidade doentia de brincar de Deus.

Nenhum comentário: