quinta-feira, fevereiro 09, 2012

Quando envelhecer eu quero virar muxiba!



Estou definitivamente muito decepcionada com meu espelho. Tenho me sentido ótima, em boa forma, cheia de energia, bebo bastante água e cuido da minha alimentação. Por quê essa porcaria de espelho insiste em me mostrar essa muxiba cheia de olheiras e cabelinho de rato? Que saco!
Larguei mão de perder tempo correndo atrás de ideal de beleza que não existe. Dá vontade pegar essas menininas sem noção que acreditam em capa de revista e dar um choque de marketing nelas: Helooooo..! Hoje em dia Photoshop é um tipo de arte, e os cliques da câmera são só a primeira parte de um processo. As fotos são na verdade uma base onde o artista (para os românticos) ou o designer ( para os mudérnos) cria aquele cenário de sonho que ele quer promover: a mulher sem celulite, o homem de pele macia , águas plácidas e um mundo sem sombras nem sobras.
Mas não é só photoshop, não. É muito megahair, muito silicone, lipo, botox, tratamentos mirabolantes , química, física e biologia para fazer a mágica de verdade.
Foda é que a varinha custa uma $FORTUNA$. Ah, bicho, eu não vou ficar me matando pra ganhar dinheiro pra ficar me emperequetando ao invés de gastar no que vale a pena. Desculpaí, mas prefiro sair feia na foto em Canoa Quebrada, nem que seja pra dormir na praia, do que exibir meu peito siliconado num biquíni caro no Boqueirão. Falo mesmo. Esse negócio de querer ser chique é coisa de pobre de espírito.


Sem contar que, convenhamos, né? A da esquerda parece uma bruxa tarada e a da direita passa o ridículo de parecer estar com a cara recortada e colada num corpo que não é dela. Tenho certeza que a Susana Vieira, uma grande atriz e mulherão em forma não precisa disso. A Sophia Loren tem a idade da minha avó. Esta aqui ao lado é uma foto real do aniversário passado dela.
E mesmo que ela tivesse um corpo que simula tão bem o de uma mulher mais jovem, acho que eu me sentiria meio constrangida, como neta, de ver minha vó em público com um decote maior que o que eu jamais ousei usar. Minha vó não é estrela do cinema mas é uma pessoa valorosa e amada cujas conquistas estão aí pra todos verem, em uma vida tranquila e filhos bem criados. Não precisa mostrar os peitos para provar que é uma grande mulher.
Mas eu também não vou dizer que não é uma bosta a gente não se gostar. A questão é que estamos sendo enganados, educados para ser algo que não somos e jamais seremos- ou pelo menos não devíamos ser. Acho lindo a lição que a Brigitte Bardot dá para o mundo ao deixar sua beleza estonteante ser naturalmente transformada pelo tempo como uma rosa que desabrocha e murcha na frente de todos. É bonito, sim. E com certeza é saudável. Envelhecer assim é um privilégio para os equilibrados de corpo e mente. E ser equilibrado hoje em dia é um desafio que está muito além dos consultórios dos psicólogos ou dos estúdios de pilates.



Bonito é se respeitar. Se respeitar é aceitar a natureza e a sabedoria infinita que existe em crescer, nascer, viver e deixar esse corpo pra adubo, sem contaminá-lo com uma pá de implantes...


Um comentário:

Aidna disse...

Também acho que silicone contamina o solo.