sexta-feira, julho 20, 2007

Clichê Macabro














Foto: Rosa Moraes


"Eu não sei porquê você teima em abastecer aqui."

"Olha esse avião, vai cair em cima da gente..."

"Fala mais alto, não tô ouvindo nada!"

"Tá, vocês ficam aí babando no avião e eu vou pegar uma cerveja. Se morrer, morro bêbada..."

"Eu? Trabalhar AQUI? Tá louco..."

"Lu, cê é doida de ficar aqui...Olha a distância da pista!"

"Para bailar La Bamba...lá,lá,lá,lá...para bailar La Bamba..!"

"Se você se sente confortável tão perto da cabeceira da pista..."

"Que posto? Aquele que eu morro de medo?"

"Grande coisa que o ponto é bom! Se um dia um boeing resolver pousar aqui, te juro que não vai ser pra abastecer..!"

"Aquele Shell lá embaixo é mais difícil de sair, mas pelo menos eu não tenho que ficar rezando!!"

"E daí que eu tô fumando? Se cair um avião na minha cabeça, vai explodir tudo do mesmo jeito!!"

"Tenho medo, sim. A gente nunca sabe o que vai acontecer. E se acontecer o que eu tenho medo que aconteça, não vai dar tempo nem de sair correndo..."



Anos e anos de frases e piadinhas refletindo um medo que, no fundo eu esperava absurdo, fruto do meu...er...PAVOR de aviões. Contra a insistência da família em abastecer naquele posto, tão perto de casa, tão conhecido, tão familiar. Quantos cigarros, cervejas, trocas de óleo e de idéias...Quantas vezes, na volta das viagens eu não ligava a câmera pra filmar de dentro do carro, enquanto abastecíamos, um avião taxeando.No áudio, muitas e muitas frases para reafirmar o que a mídia não cansa de chamar de "tragédia anunciada".O que na hora parecia blablablá, era só uma questão de tempo. Mas, de novo, eu ainda me recuso a acreditar.

Contando os dias para voltar a Manaus, como em tantas tardes, antes ou depois da tragédia, subo até o fim da rua para olhar o que antes era o cenário de tantos momentos cheirando a gasolina. Antes que a segunda-feira chegue, nada mais existirá ali. Não fechou pra reforma, como da outra vez. Nem foi interditado, como tantos nessa onda de combustível alterado.

Caiu um avião lá.
Caiu mesmo.

Nenhum comentário: