domingo, julho 29, 2007

Retratos modernos


Outro dia, estava conversando com meu irmão- estudante de Audiovisual- sobre algumas poses e gestos característicos que as pessoas fazem em fotos, muitas vezes inconscientemente, mas que fazem toda a diferença. Como, por exemplo, aquela campanha da Calvin Klein com a Kate Moss fazendo um gesto...impossível. Digo, olhe bem a foto preto&branco acima e reflita por um momento: você já viu, na "vida real", alguém fazer um gesto assim? Claro que não, pra quê? É uma torção totalmente inútil dos braços...Mas é justamente o que dá o "efeito" da foto, percebe? Antes de eu tirar sua tranquilidade, atentando para o nonsense da posição da modelo, você provavelmente achava que era uma imagem agradável, e só. Mas presta atenção: a maioria das poses "fashion", não fazem sentido algum. Será que é aí que está a "arte" do negócio?

Outra coisa que, mais do que nunca dá pra perceber, é um certo "padrão" de fotografar dessa época. Digo, aquelas fotos que "todo mundo tira". Seja uma estrelinha formada com os dedos dos amigos, ou essas clássicas fotos só do olho. Fuçando um pouquinho no seu próprio grupo de amigos do Orkut, aposto que você vai encontrar no mínimo umas cinco fotos de perfil que têm muitas semelhanças nas poses e estilos. Sinais de "positivo", "paz e amor", "hang loose", "heavy metal" e o infame dedo do meio são infalíveis, inclusive-e principalmente- entre quem abraça uma "tribo" ou outra.
Outros clássicos são as "auto-fotos", individuais ou em dupla, até trio. Em algumas, a pessoa faz questão até de deixar o braço esticadão aparecendo, nem pra disfarçar que a foto foi tirada por si próprio.
.

E pra quem gosta de ter certeza absoluta de que vai sair bem na foto, temos o clichê-master: a foto no espelho, segurando a câmera. Eu diria que esse tipo é o símbolo-mor da nossa geração narcisista! *risos* Essa modalidade de foto é também a campeã nesses fotologs onde o dono (aliás, geralmente a dona), posta uma foto de si mesmo(a) todo dia, com uma cara e boca diferente, ou até mesmo, com a mesma cara de sempre, de preferência com um olharzinho sensual.

Mais legal ainda é quando essas fotos vêm acompanhadas de legendas do tipo :"Por dentro, uma personalidade minha, por fora, um conceito seu!" ou outras pérolas do marketing pessoal, além de séries "jogo rápido" como..:

"♥ doida? Certamente!! Existem pessoas normais?! ♥
♥ simpatica? Sempre q possível!! ♥
♥ amiga? Concerteza!! Amizade em primeiro lugar♥
♥ curiosa? Pq você quer saber? ♥
♥ engraçada? Ahh! eu diria que sou simplesmente feliz! ♥
♥ inteligente?? Com certeza este é um dos questionamentos mais complexos da mente humana onde não conseguimos caracterizar o verdadeiro Q.I das pessoas sem conhece-las! ♥
♥ convencida?? Não, sou apenas realista!! ♥
♥ desligada?? O q eu estava falando mesmo!? ♥
♥ sem graça? Ahh sei lá! ♥
♥ debochada? Quem, eu?! ♥
♥ brigona?? Vai encarar!? ♥
♥ vítima? Nem sou, mas as coisas insistem em acontecer sempre comigo, tudo é eu, sempre eu, só eu!!! ♥
♥ ciumenta? Não, só cuido do que é meu!! =p ♥
♥ rebelde? Quando necessário!! ♥
♥ metida? Não, sou míope mesmo!! ♥
♥ esfomeada? Nem um pouco, a comida que não rende mesmo! ♥
♥ sincera? a verdade em primeiro lugar! ♥
♥ atrevida? Quando necessário! ♥
♥ mal humorada? Soh na TPM mesmo! ♥
♥ mimada? Um pouco♥
♥ linda?? Ah! Pelo menos minha mãe acha que sim! ♥
♥ inocente? Talvez! ♥
♥ criança?? Quem nunca foi uma?! ♥
♥ inimigos? Inimigos não apenas invejosos! ♥
♥ carinhosa? Excessivamente! ♥
♥ feliz? = D ♥
♥ apaixonada? Com certeza, amo das coisas mais simples até as mais complexas ♥
♥ ídolo? Deus ♥
♥ saudades?? Muitas deixei muita gente que eu amo ♥
♥ virtude? Coragem! ♥
♥ sonhos? Muitos! ♥
(copiado e colado de um perfil qualquer) .
As montagens e painéis cheios de fotos tiradas num mesmo contexto ou sutuação, assim como "galerias de amigos" também são outra constante nos Orkuts e Flogs da vida.Esses são apenas alguns exemplos de foto-clichês típicos da era da máquina fotográfica digital e do celular com câmera...*risos*. Talvez seja o correspondente contemporâneo de alguns retratos antigos, como os que retratavam crianças vestidinhas de branco, com os cabelos cacheadinhos, casais onde o pai aparece sentado ao centro, com a esposa e filhos em pé ao redor, ou fotos tiradas do busto para cima, com o modelo olhando para o lado (típica foto de dinheiro antigo *rs*). Enfim, é engraçado. Qualquer hora acho que vou sair "fuçando" os Orkuts e flogs de conhecidos, colecionando fotos assim e montar uma exposição de "mais do mesmo". *risos*






No fim das contas, cada um de nós é único e especial, assim como todo mundo...*risos*

Nenhum comentário: