quarta-feira, junho 06, 2007

É engraçado como nós humanos nos deixamos envolver completamente pelos momentos e situações do presente, chegando a duvidar de que tudo, a seu tempo, mude. No calor dos acontecimentos, parece que vai ser para sempre daquela forma: uma maré de sorte inacabável, uma tragédia interminável...Vamos ser felizes para sempre, ou viver na miséria até o fundo do poço. E nunca é assim.
Dizer que a vida tem seu ciclo e tudo são fases, pelo jeito não é tão óbvio quanto parece. Por mais que bastem dois minutos de reflexão para percebermos a naturalidade disso, dificilmente alguém de fato pára pra pensar no assunto. Ou estamos felizes demais para querer nos preocupar, ou estamos muito abatidos ou nervosos para perceber que, uma hora, tudo passa. De uma forma ou de outra, as coisas mudam. Na vida pessoal de cada um de nós haverá eventos que virão causar um terremoto particular em nosso mundo, assim como de tempos em tempos haverão comoções globais que afetarão, ainda que o mínimo possível, a rotina de grande parte da humanidade como um todo. E é assim que tem que ser: movimento, mudanças, transformações. Isso é absolutamente natural e necessário. Nada mais verdadeiro do que, estando diante de um acontecimento definitivo, se diga "TINHA de ser..!". Porque, pra sorte de uns e azar de outros, a seu tempo tudo muda, a natureza segue seu rumo independente do que queremos. Lógico que cada um pode e deve fazer seu próprio caminho, batalhar pelo que acredita...Mas achar que é possível ter o controle total sobre a própria vida e a de outros, é no mínimo infantilidade...

Desde antes de nascermos, nós já estamos interagindo com o mundo, modificando a vida de muitas pessoas. Antes mesmo da concepção nós já derrubamos a primeira peça da fileira gigante de dominós que é o mundo. E isso nunca mais pára, pelo menos até que não exista mais nenhum vestígio de nossa passagem pela Terra: nenhuma lembrança, nenhum registro, nada.

Nenhum comentário: