domingo, junho 24, 2007

Fluxo de consciência

O quê eu preciso fazer pra arrumar um emprego na NOKIA, hein..?
Putz eu juro que ia trabalhar feliz todo dia. Mesmo que tivesse que atender telefone o tempo inteiro!! *rs*.
Falando sério, acho que meu maior sonho profissional é esse aí: trabalhar na NOKIA. Numa função dentro da minha área, claro. Imagina, gerente de marketing da Nokia Brasil. Bicho, depois desse emprego eu posso me aposentar, que não vai ter mais NADA no mundo que eu possa querer fazer profissionalmente. Juro.

Sei lá...Será que é tão difícil assim chegar lá? Mesmo sendo "velha" e com uma filha pequena? Será que meu talento não é tão grande assim pra isso? Poxa, será que é tanta pretensão MESMO da minha parte? Sei lá! De qualquer maneira, eu gostaria de ter uma chancezinha.Acho que uma entrevista de emprego já seria o suficiente. Se eu não fosse admitida, aí beleza, eu desisto.Vai ser a decepção da minha vida, mas pelo menos eu vou saber que tentei, e tratar de jogar um balde de água gelada na minha vaidade...*risos*

Não...quem eu tô tentando enganar? Se eu fizer uma entrevista na Nokia e não for aceita eu vou achar que a entrevista é que foi ruim. Que eu não tive tempo pra expôr as minhas idéias, ou que o entrevistador me achou maluca porque eu pareço empolgada DEMAIS, alguma coisa assim. Ou vai implicar com a formação. Ou vai perguntar se eu tenho filhos e de que idade, aí ferrou-se! *risos*. Eu compreendo perfeitamente que as empresas procurem contratar pessoas solteiras e sem filhos, para ter certeza de que estas irão priorizar o trabalho, vão ter menos "emergências pessoais", etc...Mas acho tão injusto! Se as empresas tivessem mais boa-vontade MESMO, iriam PRIORIZAR o emprego de pais e mães de família, com turnos menores, tipo...Meio período. Mesmo que os salários mínimos fossem mais baixos, iria possibilitar que o empregado que tem família para sustentar tivesse mais tempo para cuidar dos seus problemas pessoais, ou mesmo de arranjar um segundo emprego complementar. O importante é que no lugar de um, haveriam dois funcionários contratados, pois o turno seria dividido pela metade, ou seja: haveriam menos desempregados, a renda estaria mais distribuída, embora um pouco reduzida.
Nah, também não sei. Essa minha idéia tem mais é cara de "medida-do-governo-aplicada-aos-pobres-pra-parecer-que-ajuda-mas-na-verdade-é-só-trambique". Porque ela até SOA como campanha partidária de espertinho: não parece o tipo de coisa que se faz com emprego "de rico". E por maior que fosse a boa vontade, isso só ia ferrar mais a vida de quem depende de um emprego de salário mínimo pra sustentar oito bocas e um focinho.

Ou não...Ora bolas, dane-se! Foi frustrada minha tentativa de diminuir os índices de desemprego e distribuição de renda. Pronto, já estou na fase de achar que dá pra resolver os problemas do país. Quem eu PENSO que sou?! *risos*

Mas, por outro lado, quem são os caras que escrevem as leis, os decretos e as medidas? Digo...quem me garante que a diferença entre os meus palpites políticos e os deles, é que eles têm o poder de FAZER VALER a piração deles. Eu posso pensar, discutir com amigos, ou publicar aqui no blog e o máximo - o MÁXIMO - que eu terei de reconhecimento é uma meia meia dúzia de comentários: um contra, um a favor e um dizendo "Oi, adorei teu blog, v se passa lah nu meu...www.algumnomebonitinho.blogspot.com. Bjo!".

Agora, "eles", não..."Eles" podem redigir as idéias deles em papel oficial, carimbar, publicar no Diário Oficial e PUMBA! Mudam a vida de milhões de brasileiros do dia pra noite, a curto ou longo prazo, nacional e internacionalmente, ricos, pobres, ambos! Basta só ter a idéia pra fazer virar lei, sabe porque? Porque eles PODEM.

Agora, me faz acreditar que, com todo esse poder, "eles" não procurem jogar apenas bolando as melhores estratégias para favorecer a eles próprios e aos aliados, ao mesmo tempo proporcionando um mínimo de satisfação ao "povão", para que esses nem desconfiem da manipulação do sistema...Tá bom..! Isso é velho como o mundo: "quem pode, pode, quem não pode, se sacode." Nas campanhas eleitorais, ninguém está pensando de fato em priorizar o bem-estar do povo. O negócio é jogar as idéias mais atraentes para convencer a maioria e garantir mais votos. E a maioria aqui no Brasil é a de pessoas pobres ou "remediadas", sendo que temos uma classe média alta e alta composta por formadores de opinião que são simpáticos as causas dos desfavorecidos por vários motivos.Também compram essas idéias pra melhorar a vida das classes C e D só pra ficarem "bonitinhos na fita", afinal dependem deles para se manterem no padrão. Artistas e ídolos populares se encaixam bem nessa. Por exemplo: uma famosa cantora de axé ficou podre de rica contruindo sua fama em apresentações em programas de tv destinados ás classes c e d: esse mesmo público é sempre maioria em seus shows, é o que mais compra seus produtos, revistas, etc. Essa cantora não precisa apoiar um candidato á presidência, por exemplo, que vá favorecer os pobres, porque de pobre ela não tem mais nada (além do nome de batismo). Mas ela provavelmente irá fazê-lo, primeiro porque tem que mostrar pro seu público que ela apóia quem está do lado deles. Segundo porque esse candidato provavelmente pediu seu apoio público em troca de quaisquer regalias (ou quem sabe um polpudo cachê), porque sabe que no Brasil, carisma vence eleição. É um jeito seguro de conseguir o voto de muitos e muitos fãs da tal cantora, que vão votar sem nem ler as propostas de governo do candodato tal. "Pra quê? Se a minha ídala apóia, eu confio na escolha dela..."

Ninguém nem se lembra de que voto é secreto, e nada garante que na boca da urna, sua "ídala" vai mesmo votar no tal candidato, e não simplesmente defender os interesses DELA, votando no candidato que- ela SABE-que cuida do que interessa PRA ELA.

O Brasil não tem só gente pobre não. Tem muita gente rica. E MUITO rica. Não somos uma das nações de maior injustiça social no mundo? Pois é...Mas o poder tá na mão de quem? Dos ricos. E alguém já viu candidato político anunciar medidas pra favorecer os ricos? Não, só os pobres. Porque os poderosos não precisam
ouvir essas idéias na TV, eles podem chegar na xinxa, conversar com os próprios candidatos e saber no pé do ouvido as propostas para os ricos e poderosos. Aliás, dependendo de quão boas forem essas propostas, eles até oferecem ajuda na campanha e apoio público... Enfim, ganha quem eles querem. Só que o povo não precisa saber disso.

Que raiva! O caso é que se todo mundo que tem capacidade pra pensar e agir no sentido de fazer a coisa funcionar, não tá dando a mínima, é óbvio que a coisa nunca vai mudar. O mundo não tem jeito é por falta de boa-vontade.

Bom, se alguém souber de vagas na Nokia, me avise...


*rs*

Nenhum comentário: