quinta-feira, junho 07, 2007

"O dia em que o Brasil esteve aqui."

Estava assistindo a um documentário sobre o "Jogo da Paz" em 2004, quando craques do futebol brasileiro foram realizar uma partida no Haiti. Eu não gosto de futebol, quer dizer, não tenho um "time do coração", nem sigo os campeonatos, e definitivamente ficaram longe os dias em que fui a artilheira do time da escola. Mas se o futebol é a "pátria de chuteiras" e um motivo de orgulho nacional, como toda brasileira, eu visto a camisa e encho o peito pra vibrar e torcer. E me emocionei demais ao ver aquele povo tão apaixonado como nós mesmos, ovacionando a nossa seleção. Em uma das cenas, nossos soldados distribuíam comida, enquanto o povo pedia camisetas, bandeirinhas e flyers do Brasil: " Eles querem mais a camiseta do que a comida, que é tão difícil conseguir!", disse um soldado, com admiração. É emocionante. Um haitiano disse que " Existem dois tipos de potência: o hard power e o soft power. O Brasil é a maior potência em soft power, porque se as tropas chegam se impondo, a tendência é serem odiadas. Mas os brasileiros chegam com simpatia, cultura, amizade. E isso é que conquista as pessoas". Muitos concordaram. E eu levantei mais feliz, mais orgulhosa de fazer parte de um povo querido, de gente que sabe sorrir e ser legal, mesmo nas adversidades. Hoje, nem quero pensar em corrupção, em estrangeirismos, em violência e problemas sociais. Quero curtir esse barato de usar a panela vazia pra fazer batucada, de ser da "raça que não tem medo de fumaça e não se entrega,não".

VIVA O BRASIL!!!

Nenhum comentário: