segunda-feira, abril 04, 2011

Dando o exemplo: Sustentabilidade não pode ser apenas "vendida", tem que ser praticada.

Desde que o tema "preservação" veio á tona, todos conhecemos ao menos umas dez maneiras de ser mais amigável com o meio ambiente: tomar banhos rápidos, reutilizar água, não despertiçar energia elétrica, evitar o uso de automóveis, separar o lixo reciclável. Mas quanto dessa teoria trazemos de fato á prática do cotidiano?
Um estudo informal feito junto à grandes empresas que possuem políticas ambientais, mostra que mais de 75% de seus funcionários não se lembram de aplicar as mesmas regras de consumo em sua vida pessoal - mesmo os benefícios financeiros da economia e reciclagem só são lembrados quando as contas extrapolam a média. Entre os executivos este índice sobre para vergonhosos 83%. Mesmo nas empresas que oferecem serviço de "rota" - ônibus fretados exclusivos para o transporte de funcionários - profissionais de cargos mais altos raríssimamente deixam de ir ao trabalho com seus próprios veículos. Quando o fazem, a razão geralmente nada tem a ver com o carbono gerado, e sim com algum problema mecânico.

Isso mostra a importância da educação ambiental que vai além dos CNPJs. Empresas podem e devem ser ótimas escolas de sustentabilidade. E uma companhia certamente estará muito mais adiantada se conseguir transmitir essa consciência a seus funcionários. Para isso é preciso dar o exemplo também como pessoas, principalmente os dirigentes. Pela prática fica muito mais fácil convencer os funcionários - e clientes! - da importância de TODOS nesta luta que, afinal, é de toda a humanidade.

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