segunda-feira, abril 04, 2011

Sustentabilidade pra quê?

Em matéria de sustentabilidade, a teoria está mais na moda do que na prática. Mas se já há um consenso internacional de que é o único caminho para a continuação do desenvolvimento (e, numa visão mais catastrofista porém não menos realista, o único caminho para a continuação da civilização ocidental como a conhecemos), por quê não vemos o abraço imediato da causa, especialmente pelas grandes empresas?

Um artigo publicado no site Administradores.com.br sobre como "vender" a sustentabilidade, tem entre suas justificativas uma questão interessante: "O fato de garantir o equilíbrio do meio ambiente também garante que a empresa terá possíveis clientes ao longo dos anos, caso contrário, se o mundo acabar em terremotos e maremotos de nada adiantou o planejamento de 20 anos.

A questão é que, por mais que a verdade encontre expressão nessa afirmação, as pessoas ainda parecem não levar a sério. O recentíssimo desastre natural do Japão será apenas o início, se uma atitude real e coletiva não for tomada a tempo.

E que ninguém pense que o Brasil está mais longe dessas hecatombes. De fato, o Brasil está no centro da questão da sustentabilidade. Durante a palestra do ex-presidente Bill Clinton no Fórum Mundial de Sustentabilidade em Manaus, perguntado sobre o que ele a a comunidade internacional esperavam do Brasil nesse sentido, ele respondeu simplesmente: "Esperamos que nos mostrem o caminho."

A afirmação é inspiradora para um país cujos recursos naturais já nos transformou líder em exportação de commodities. Mas justamente por isso, pode também soar um tanto sombria.

O que acontece se não cumprirmos com essa expectativa..?

Nenhum comentário: