terça-feira, março 27, 2012

Mies Van Der Rohe, o arquiteto dos meus sonhos.

Vidro e aço. Pode pegar um contêiner, recortar e encher de blindex, levar para um lugar tranqüilo, repleto de natureza e sem vizinhos pra me enchuriçar, que eu moro uma boa. Mas se você prefere um minimalismo mais sofisticado, pode entender que sou grande admiradora da obra de Mies Van Der Rohe, o homenageado do dia no Google, por seu 126° aniversário de nascimento. O que deixa óbvio que o cara já foi pro saco faz tempo, e mesmo que eu tivesse grana pra isso, nunca teria um projeto original e exclusivo de Herr Der Rohe, então é melhor ficar com a idéia do contêiner, mesmo.

Casa, na minha concepção, é isso aí: muito vidro, iluminação natural, integração com o ambiente, simplicidade nos traços e funcionalidade na mobília. Além de conforto, claro. Tem que ser quentinha no inverno e fresquinha no verão (embora exceto pelo verão de agosto em Manaus eu nunca ter conhecido um calor que realmente incomodasse). Pouca coisa pra juntar pó e ficar no caminho: eu não ligo pra quadros, estantes, bibelôs, nada disso. Gosto de um lugar sem frescura e fácil de arrumar e limpar. Imagina eu escrevendo aí nessa sala transparente, olhando as flores da primavera, as folhas do outono, a neve do inverno...Ah, que maravilha seria poder olhar a neve em todo seu esplendor sem passar aquele frio injusto..!

Time will come...time will come.

2 comentários:

obra ideal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Regina Flores disse...

Adorei "a reportagem". Mies Van der Rohe é o meu arquiteto preferido. Inovou a concepção de contrução numa época em que não havia construções em aço, construções com linhas retas, grandes vãos e com grandes "panos" em vidro.
Com diria Mies Van der Rohe: "O menos é mais!"
Saudade de você Rosinha!!! :)