domingo, dezembro 17, 2006

"...é só uma turbulência..!"

Hoje passei o fim de tarde assistindo Vôo 93. Quando entrei ontem à noite na locadora, nem pisquei: fui logo grudando nesse DVD como se não visse nenhum outro. Filmes baseados em tragédias reais têm esse efeito sobre a minha pessoa. Filmes sobre aviões caindo também. Junte os dois e temos um apelo irresistível.

Tanto que esqueci completamente que se tratava de um filme americano, sobre uma tragédia americana, que ÓBVIAMENTE teria como foco principal o "heroísmo" americano. E isso não me causa fascínio: causa engulhos.

Não acho que, pessoalmente, nenhuma das vítimas ou suas famílias merecia aquilo. Como ser humano, só posso lamentar toda a violência dessa tragédia do 11 se Setembro. Mas, pô, fico sim uma arara quando vejo todo o circo de "coitadinhos" que os EUA adoram armar para o mundo, e principalmente, para a própria nação. Me desculpem, mas a cultura norte-americana é alienada SIM, é estúpida SIM, e o patriotismo deles é tão ignorante quanto o nosso "Orgulho de Sr Brasileiro" é hipócrita.

Alguns milhares de americanos inocentes morreram no 11 de Setembro. Nem uma pequena fração, talvez, de todos os inocentes mortos todos os dias, há décadas, pelos americanos no Oriente Médio.

Um erro não justifica o outro. Mas nos faz pensar. Ou deveria.

Os ataques terroristas aos EUA até hoje são desculpa para eles cometerem ainda mais atrocidades por aí. "Justificou" a guerra mais idiota e sem-fundamento de toda a história. O povo americano está bêbado com as palavras de seu presidente-chimpanzé, mas eu não admito de forma alguma alguém que poderia não tomar parte dessa besteirada toda - como a maioria de nós brasileiros - achar justo quando o nosso presidente-babuíno resolve meter A GENTE na jogada.

Por quê nós temos de "torcer" pros EUA? Por quê temos de botar nossas tropas como aliadas? Por quê temos de ajudar o Bushzinho, tadinho, que tá louco pra nos depenar a Amazônia e roubar nossos mananciais de água potável?

POR QUÊ É TÃO CONDENÁVEL DIZER QUE ACHO, SIM, QUE OS EUA SÃO OS VERDADEIROS CULPADOS, QUE ESTÃO SIMPLESMENTE PLANTANDO O QUE COLHERAM, E QUE ACHO UM VERDADEIRO ABSURDO ELES QUEREREM ENVOLVER TODO O MUNDO OCIDENTAL NUMA GUERRA QUE ELES INVENTARAM SOZINHOS?!?

Até o americano Michael Moore concordaria comigo! Aliás, EU é que concordo COM ELE. Seu filme "Farenheit 9/11" é um dos documentários mais geniais que já vi. E se alguém quiser me mandar calar a boca, pois sou brasileira, tudo bem. Mas quero ver quem tem moral pra calar o Sr. Moore.


***********************************************************************************

Mas, enfim...Para não decepcionr aqueles que leram todo esse post buscando a resposta para a pergunta "Afinal, o filme é BOM ou RUIM?", vou encerrar esse post sob um ponto de vista mais "cinematográfico" da questão. *risos*. É um bom filme. Ritmo acelerado, boa fotografia. O diretor poderia ter-nos poupado de milhões de "zooms" toda vez que quisesse dar mais dramaticidade à cena, mas embora bobinho, o "truque" não chega a desmerecer o todo. Boas interpretações, tensão na medida exata, equilibrando bem o lado humano da história, sem descambar pro "dramalhão".

Talvez um pouco inverossímil? Talvez. Mas esqueça os "fatos reais" e assista. Até que vale a pena.

Nenhum comentário: